terça-feira, março 22, 2005

Mais reflexões rápidas: a vida eterna

Noutro dia o Público trazia uma entrevista com um biólogo que faz pesquisa no campo da longevidade. De tudo o que disse, o mais excitante foi sem dúvida a possibilidade de nos próximos dois ou três séculos a ciência médica estar em condições de prolongar a vida humana indefinidamente (parece-me mais razoável do que afirmar que os nossos descendentes conquistarão a imortalidade). Quantos homens não terão sonhado com isso. Será sem dúvida a maior proeza da ciência, ou mesmo o maior acontecimento na história da Humanidade.
No entanto, quando li isto, descobri imediatamente uma ironia que gostaria de saber se partilho com mais alguém:
A minha posição em relação à pena de morte é de objecção. Há várias razões para a objecção à pena de morte, desde as económicas (pelo menos nos Estados Unidos é mais caro executar uma pessoa do que mantê-la encarcerada para o resto da vida) às de natureza moral. As minhas incluem-se no conjunto das últimas.
No entanto, se amanhã alcançássemos o "segredo da vida eterna", creio que passaria a defender a necessidade absoluta da implantação da pena de morte... Uma inversão total dum paradigma implica um reajustamento de convicções que damos por adquiridas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bom, pra ser muito impopular vou fazer a defesa da mortalidade.

eu acho a vida eterna profundamente indesejável, por muito que me custe admiti-lo no meu instinto de auto-preservação e medo da morte.
acho que as pessoas morrem pra dar espaço (ecológico, criativo, etc), oportunidade, poder, aos que nascem.

viver num mundo onde as pessoas não morrem deve ser uma sensação semelhante a viver sempre na casa dos pais

e viver sabendo que não se morre? hum... tendo a acreditar que o "suicídio" seria mais comum.

eu gosto muito disto de estar vivo, das texturas, dos cheiros, das cores e luzes, dos sons, dos sabores, mas acho a morte algo quase democrático pra com as gerações futuras

3/22/2005 5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando se diz que a vida se pode extinguir na terra nos próximos 50 ou 100 anos, não sei se sermos imortais daqui a 200 ou 300 nos servirá de muito...

3/23/2005 1:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home